quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ofício 18 - Requerimento Cota de Xérox - Setembro 2008

OFÍCIO Nº. 18/08



São Paulo, 25 de setembro de 2008.


Ao
Ilmo.
Tesoureiro do Centro Acadêmico XI de Agosto,


O Grupo Paradigma requer, como grupo político organizado da Faculdade, a concessão pela Diretoria do C.A. XI de Agosto de Cota de Xérox referente ao mês de Setembro de 2008.

A fim de atender ao solicitado pela Diretoria do C.A. XI de Agosto, segundo o Informe Eletrônico nº. 10 de 31 de março de 2008, faz responsável pelas cotas destinadas ao Grupo Paradigma, o aluno Vítor Monteiro, Nº. USP: 5441593.


Atenciosamente,



Vítor Monteiro
Grupo Paradigma

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Carta de Posicionamento do Grupo Paradigma sobre o uso de mecanismos de segurança aos Professores e Funcionários das Arcadas

São Paulo, 23 de setembro de 2008.


Ilustres Professores e Funcionários das Arcadas,


Ocorrerá no Comitê Técnico-Administrativo de nossa Faculdade, que se reunirá nessa quinta-feira, 25 de setembro de 2008, discussão e votação de projeto que trata da implementação de mecanismos de vigilância na São Francisco. Tratando de catracas, câmeras e outros mecanismos de segurança, sua aprovação pode trazer mudanças muito sérias a um ambiente pelo qual todos temos um especial carinho.

Apesar de alguns delitos que chegaram a lamentavelmente ocorrer em nossa Faculdade, como furtos e roubos, não acreditamos que a implantação de catracas ou câmeras poderia efetivamente transformar a Faculdade de Direito em uma “ilha” de segurança no Centro de São Paulo. Seu efeito seria meramente simbólico, certamente não impedindo os que realmente desejam cometer crimes de fazê-lo. Efeito este que, certamente, não é proporcional ao desconforto que causará, atingindo a intimidade de todos, assim como fornecendo subsídios para eventual controle das ações, tanto de alunos, quanto de professores e funcionários, por meio de tais instrumentos. A São Francisco, como espaço distinto de diálogo com a sociedade, deve respeitar absolutamente a liberdade de locomoção e intimidade de todos.

Não se pode deixar de valorizar, entretanto, a salvaguarda do patrimônio histórico-cultural e humano de nossa Faculdade. Dessa maneira, vislumbramos a importância da qualificação profissional de nossos seguranças. Qualificação essa que permita uma resposta eficaz à qualquer situação de conflito real, sem abrir mão da aptidão para compreender o cotidiano específico de nossos acadêmicos, posto que se trata de palco tradicional de eventos culturais e políticos.

Excepcionalmente, acreditamos na instalação de câmeras apenas em nossas bibliotecas, como forma identificação dos suspeitos de furtos ao acervo da Universidade, embora não tenham o poder de impedir esses crimes. As bibliotecas são espaço específico de nossa Faculdade, onde o prejuízo de se ter imagens gravadas é infinitamente inferior ao de outros, como é exemplo o nosso pátio.

Por fim, uma série de medidas simples poderiam em muito contribuir para a redução dos delitos ocorrentes. São exemplos destas medidas: a instalação de suportes para bolsas e mochilas nos boxes dos banheiros; a disponibilidade de armários aos alunos; assim como o esforço no sentido de trazer de volta a Base Móvel da Polícia Militar para as proximidades do Largo. Tudo isso, contribuindo com a segurança, sem ofender o espírito livre de nossa Academia, nem abrindo espaço para riscos que uma implantação irrestrita de catracas, câmeras e outros meios efetivos de segurança podem trazer.

Dessa maneira, o Grupo Paradigma, formado por alunos que atuam politicamente em nossa Faculdade, busca trazer suas idéias e considerações aos nobres professores, consciente de que a discussão é pertinente a todos aqueles que dividem nosso ambiente de convivência. Agradecemos, assim, a atenção dispensada, oferecendo nossa contribuição ao debate e aguardando a sua.


Saudações Acadêmicas!

GRUPO PARADIGMA

Cartaz - Mecanismos de Segurança nas Arcadas

Mecanismos de Segurança nas Arcadas

O Grupo Paradigma defende as seguintes posições quanto ao uso de mecanismos de segurança na Faculdade:

Somos Contrários:

Catracas;

Câmeras.

Outras maneiras podem contribuir para a melhoria da segurança do ambiente acadêmico:
· Qualificação do efetivo de segurança já existente em nossa Faculdade;
· Instalação de suportes para bolsas e mochilas nos boxes dos banheiros;
· Disponibilidade de armários aos alunos;
· Retorno da Base Móvel da Polícia Militar para as proximidades do Largo São Francisco;
· Excepcionalmente, o uso de câmeras de segurança no interior das bibliotecas de nossa Faculdade, para identificar os suspeitos de furtos aos acervos.

Enviamos carta aos professores e funcionários de nossa Faculdade. Conheça o seu conteúdo em nossos cartazes ou em nosso blog (http://ogrupoparadigma.blogspot.com).

Não podemos perder o espaço cultural, social e político de nossa Faculdade.

GRUPO PARADIGMA

 

Criar site