quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ofício 09 - Resposta Cota de Xérox Maio 2008

Ofício nº09/08

São Paulo, 15 de maio de 2008.

Ao

Ilmo.

Tesoureiro do Centro Acadêmico XI de Agosto,

O Grupo Paradigma requereu, como grupo político organizado da Faculdade, a concessão pela Diretoria do C.A. XI de Agosto de Cota de Xérox referente ao mês de Maio de 2008, no 5º dia útil do mês, conforme atesta documentação anexa.

Contudo, até a presente data a Diretoria do C.A. XI de Agosto não informou o valor da Cota de Xérox disponibilizada aos grupos, desrespeitando sua própria determinação de assim o fazer até o 6º dia útil de cada mês.

Considerando a necessidade urgente de planejamento para o uso das cotas disponíveis, pede-se resposta imediata.

Atenciosamente,

Vítor Monteiro

Grupo Paradigma

Ofício 08 - Pedido de Alteração no Edital de Eleição do V Congresso da USP

Ofício nº08/08


São Paulo, 15 de maio de 2008.

Ao

Ilmo.

Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto,

O Grupo Paradigma requer que V.Sa., presidente do pleito eleitoral, de acordo com o Artigo 12 do Edital de Eleição do V Congresso da USP da Faculdade de Direito, os seguintes pedidos:

O alargamento do prazo de inscrição até o dia 16 de maio de 2008 às 21h de modo a permitir maior tempo de organização aos alunos;

A alteração do Artigo 6º do Edital de Eleição do V Congresso da USP, a fim de permitir a candidatura individual e a supressão da necessidade mínima de 8 (oito) pessoas para a constituição de Chapa, possibilitando a qualquer agrupamento de duas ou mais pessoas como chapas aptas para a disputa de Delegados para o V Congresso da USP.

Pede o Grupo Paradigma que sejam considerados esses pedidos, levando-se em conta a importância do pleito não se limitar aos grupos organizados da Faculdade, além da possibilidade de um maior tempo para a ampla preparação dos pleiteantes aos cargos de Delegados.

Considerando a urgência da situação, aguarda-se resposta imediata.

Atenciosamente,

Vítor Monteiro

Grupo Paradigma


segunda-feira, 12 de maio de 2008

Texto - Grupo Paradigma e o Congresso da USP

Grupo Paradigma e o Congresso da USP

Sem repetir a importância do Congresso, já exaustivamente ressaltada nas Arcadas, explicamos a razão do nosso pronunciamento acerca do tema apenas no presente momento, apesar de nossa participação nas discussões desde seu início. Por muito tempo, a estrutura e mesmo os temas do Congresso não ficaram claros. Até a data presente, não se sabe como será orientada a discussão em concreto, qual será o status e a importância vinculativa do Congresso, havendo até dúvidas quanto ao efetivo comparecimento dos três setores (alunos, professores e funcionários) constituintes da Universidade.

O Grupo Paradigma, embora ciente da importância da discussão, optou por não ser mero repetidor de informações desencontradas ou confusas; não divulgando ao franciscano o incerto e não o incomodando com o duvidoso. Todavia, considerando a importância deste relevante espaço de discussão para o conhecimento e desenvolvimento da Universidade de São Paulo, não poderemos nos furtar à participação. Nesse sentido, é imperativo que divulguemos nosso posicionamento para que seja possível ao aluno conhecer a chapa que formaremos para concorrer aos cargos de delegados que representarão os alunos da Faculdade de Direito. Tais opiniões irão nortear a postura que pretendemos apresentar no Congresso, se eleitos pelos votos dos alunos nos dias 14 e 15 dessa semana.

Assim, relativamente aos pontos controversos da discussão, somos:

· Contra o aparelhamento do Movimento Estudantil. As pautas estudantis devem zelar pela sua independência frente aos Partidos Políticos, devendo as demandas serem orientadas apenas pela vontade dos estudantes.

· Contra as Diretas para Reitor. As eleições diretas não alteram de maneira democrática o quadro de poder na Universidade, já que apenas desloca dos professores aos alunos o poder decisório, preservando uma visão incompleta do conjunto da Universidade. Além disso, as diretas trariam o perigo da politização da relação professor-aluno, com fins eleitorais, subjugando-se o interesse público inerente à Universidade.

· A favor de uma maior democratização dos espaços deliberativos da USP. Por uma participação mais igualitária dos três setores nos órgãos de decisão, bem como efetiva transparência e publicidade que incentive a participação e a fiscalização.
.
· A favor da discussão qualificada sobre Fundações. Essas não são por natureza prejudiciais nem benéficas à USP. É preciso uma discussão em concreto, investigando se os interesses das Fundações estão alinhados aos da Universidade.

· A favor da reformulação das grades curriculares de maneira responsável. O sistema curricular da USP deve ser permanentemente acompanhado e avaliado sem atropelos, de modo a atender as finalidades da Universidade.


GRUPO PARADIGMA

 

Criar site