quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto - Carimbo Cota-de-Xerox: Opressão? Transparência?

Carimbo Cota-de-Xerox: Opressão? Transparência?

A Cota-de-Xerox é uma política de incentivo à publicação de idéias e posicionamento dos alunos do Largo São Francisco, realizada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto. Tal política constitui-se na disponibilização mensal de uma quantia de dinheiro para grupos ou alunos, utilizada para a cópia de textos a serem serão divulgados na Faculdade. O funcionamento da Cota-de-Xerox para este ano foi apresentado em Reunião Aberta da Tesouraria do Centro Acadêmico XI de Agosto realizada no dia 17 de março. Na ocasião ficou decidido que grupos organizados e entidades sem repasse terão ao todo R$1000,00 mensais, enquanto alunos independentes RS300,00, de modo que tais valores são repartidos igualmente entre os interessados, e o montante não utilizado acumula para o mês seguinte; os grupos e alunos interessados devem solicitar a Cota-de-Xérox até o quinto dia útil do mês mediante a indicação de um aluno responsável.

No entanto, decidiu internamente a atual Diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto, informando aos interessados apenas no momento em que estes buscaram autorização para utilização da Cota-de-Xerox, que todos os documentos impressos por meio do instrumento devem ser carimbados pela Gestão. Tal carimbo consiste na seguinte redação: “ESTA CÓPIA FOI CEDIDA POR COTA DE XÉROX”. A justificativa para tal opção política é a de que o estabelecimento que for fazer as cópias deve conferir quais documentos estão autorizados a utilizarem-se da Cota-de-Xérox, evitando, assim, seu uso para fins particulares do aluno responsável. Visando contribuir da melhor maneira ao Centro Acadêmico levantamos algumas considerações sobre a controversa decisão política pela Diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto.

Concluímos que a utilização de tal carimbo pode ser, de fato, benéfica ao Centro Acadêmico. Isto porque se encaixa dentro do nosso compromisso de transparência (divulgando e valorizando o instituto da Cota-de-Xérox) e de responsabilidade financeira (garantindo que o recurso seja utilizado para seu fim, de incentivo à manifestação de alunos na Faculdade, bem como prestando conta dos gastos aos alunos). Contudo, isto não exclui questões problemáticas à forma como esta política está sendo desenvolvida pela atual Diretoria.

Primeiramente, o Grupo Paradigma entende que a maneira que foi tomada e informada a decisão - uma decisão em reunião interna da gestão comunicada aos interessados após divulgação das regras para a utilização da Cota-de-Xérox em Reunião Aberta da Tesouraria – não condiz com a esperada de uma administração comunicativa, responsável e coerente do Centro Acadêmico.

Consideramos, também, problemático o formato do carimbo adotado pela atual Diretoria. Seu tamanho desnecessariamente grande interfere no documento a ser impresso, enquanto a redação – especialmente pela escolha da palavra “cedida” - sugere uma suposta posição de superioridade do Centro Acadêmico XI de Agosto e uma artificial dependência do aluno a ele. Sugerimos, portanto, que seja alterado o formato do carimbo, para um tamanho menor e para a singela redação, que nosso entender supre os objetivos do carimbo: “Cota-de-Xérox – XI de Agosto”. Desse modo, há uma interferência mais discreta no documento do aluno e uma redação que pouco abre a diferentes interpretações.

A questão mais problemática, no entanto, é a que se refere ao procedimento adotado. Este faz com que o interessado dependa de uma diuturna disponibilidade da Tesouraria do Centro Acadêmico – fato que não ocorre -, dificultando a utilização da Cota-de-Xerox. Além disso, abre-se a possibilidade de um controle prévio da Gestão sobre o documento a ser copiado, por mais que não seja este um fim de tal escolha. Assim, visando melhorar o serviço prestado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto e minimizar os inconvenientes que podem surgir com tais mudanças, sugere o Grupo Paradigma que passe a se adotar o seguinte procedimento:

Assinado o termo de responsabilidade pelo responsável interessado na Cota-de-Xerox, a Tesouraria disponibiliza a ele uma autorização, que deve ser apresentada ao local responsável por fazer as cópias, quando aquele desejasse fazê-lo. Comprovada a autorização, a empresa carimba o documento, e arquiva uma cópia carimbada anexada à autorização que deverá trazer, à quantidade de cópias e à identificação do responsável. No final de cada mês, tal empresa apresenta tais documentos arquivados à Tesouraria do Centro Acadêmico. Caso se verifique que alguma das cópias não cumpre critérios para utilização da Cota-de-Xerox - como a divulgação das cópias na Faculdade - o responsável por ela arcará com os custos das cópias. Deste modo, a responsabilidade financeira da entidade continua garantida, sem criar maiores empecilhos às atividades dos alunos.
Levando adiante a idéia de transparência e compromisso financeiro, sugerimos também que a Diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto apresente mensalmente uma tabela de prestação de contas das Cotas-de-Xérox a ser fixada no mural, porta da Diretoria, ou no site do Centro Acadêmico XI de Agosto e divulgada por Informe Eletrônico, contendo como informações: os grupos, com o nome dos respectivos responsáveis, e alunos requerentes; a quantidade e qualidade (A4, A3, colorida ou não) das cópias utilizadas; os recursos financeiros destinados a cada grupo (subtotais e totais) e o gasto total do Centro Acadêmico com a Cota-de-Xerox no referido mês.
GRUPO PARADIGMA

Cartaz - Carimbo: Opressão? Transparência?

Carimbo: Opressão? Transparência?

Sobre o Carimbo da Cota-de-Xerox, opção da atual Diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto como política de Cota-de-Xerox, o Paradigma desenvolveu sua posição oficial:

O consideramos um instrumento que pode ser benéfico ao nosso Centro Acadêmico, como meio de garantir transparência no desenvolvimento de suas atividades e responsabilidade financeira.
No entanto, consideramos problemáticos três pontos da política adotada em relação a tal Carimbo:

· Uma decisão tomada internamente na Diretoria, informada após divulgadas as regras para a retirada da Cota-de-Xerox.
· Procedimento que desestimula o uso da Cota-de-Xerox por sua complexidade e dependência para o seu uso em relação à Diretoria do Centro Acadêmico.
· Formato e redação que sugerem uma suposta posição de superioridade do Centro Acadêmico em relação aos alunos.


Buscando sempre acrescentar, na construção de uma política propositiva, o Grupo Paradigma acredita em uma alternativa que minimizaria tais situações problemáticas, com um novo formato de carimbo e um procedimento diferenciado do atualmente utilizado – proposta essa a ser apresentado à atual Diretoria.
Para conhecer na íntegra a posição do Paradigma, acesse nosso blog.
GRUPO PARADIGMA

 

Criar site