quarta-feira, 18 de março de 2009

Ofício 28 - Cota de Xérox

OFÍCIO Nº28/09

São Paulo, 18 de março de 2009.

À
Ilma
Tesoureira do Centro Acadêmico XI de Agosto,

O Grupo Paradigma requer, como grupo político organizado da Faculdade, a concessão pela Diretoria do C.A. XI de Agosto de Cota de Xérox referente ao mês de Março de 2009.

A fim de atender ao solicitado pela Diretoria do C.A. XI de Agosto, segundo o informe eletrônico nº 20 de 17 de março de 2009, faz responsável pelas cotas destinadas ao Grupo Paradigma, o aluno Luiz Henrique Reggi Pecora, Nº. USP: 6488711.

Atenciosamente,


Luiz Henrique Reggi Pecora
Grupo Paradigma

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cartaz - Por que é tão importante uma gestão financeira

Porque é tão importante uma boa gestão financeira


Para corresponder a seu passado e ter condições de levar à sociedade do presente novas bandeiras, o XI demanda uma administração adequada, que honre suas obrigações e bem aplique seus recursos.
Como associação civil sem fins lucrativos, dedicada também a finalidades sociais, o Centro Acadêmico XI de Agosto é isento do pagamento de diversos tributos, mas ainda deve cumprir responsabilidades como a prestação de contas conforme as normas de contabilidade e o levantamento de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado.

O descumprimento de algumas dessas formalidades já levou o XI a sofrer conseqüências graves, como no caso de nossa milionária dívida de IPTU com a Prefeitura, em razão de omissão do pedido de reconhecimento da imunidade do imposto há mais de dez anos, referente ao "Campo do XI".

Ao analisarmos os dados referentes às despesas fixas e as despesas com eventos nas prestações de contas do XI de Agosto percebemos que suas atividades políticas e sociais são, atualmente, consideradas sua última prioridade além de ter pouco ou nenhum impacto sobre a sociedade ou sobre o dia-a-dia dos alunos da São Francisco.Além disso, o XI de Agosto também é responsável pelo recolhimento de diversos tributos relativos a pagamentos feitos a terceiros, como o recolhimento na fonte de parte do IR e, muitas vezes, da própria contribuição ao INSS. Também esta obrigação tributária já causou problemas ao CA, que atualmente deve quantia bastante representativa ao INSS. A regularização de nossas pendências tributárias permitiria a obtenção do título de utilidade pública federal.
O Decreto nº 50.517/1961, art. 2º, e, coloca como requisitos para a obtenção da declaração de utilidade pública federal, entre outras coisas, ser a associação uma entidade que “promove a educação ou exerce atividade de pesquisas científicas, de cultura, inclusive artísticas, ou filantrópicas, estas de caráter geral ou indiscriminado, predominantemente”. A boa administração financeira XI de Agosto propiciaria sua declaração de utilidade pública federal, permitindo que incentivos fiscais estimulassem doações ao Centro Acadêmico.
É preciso transparência na gestão dos recursos, o que leva à necessidade de cumprimento de todas as obrigações fiscais e contábeis por parte da entidade. Com a obtenção da utilidade pública federal e apelo à possibilidade de dedução de parcela das doações do lucro tributável das empresas é viável a efetivação de uma política de doações como importante fonte de recursos ao XI de Agosto.

O Centro Acadêmico pode também buscar maior aproveitamento de seu patrimônio imobiliário – sua sede e o Campo do XI, situado em uma das áreas mais nobres da cidade, vizinho ao Parque Ibirapuera.

Ao analisarmos os dados referentes às despesas fixas e as despesas com eventos nas prestações de contas do XI de Agosto percebemos que suas atividades políticas e sociais são, atualmente, consideradas sua última prioridade além de ter pouco ou nenhum impacto sobre a sociedade ou sobre o dia-a-dia dos alunos da São Francisco.

É importante, ainda, um modelo mais responsável na administração de nossas festas, que promova a integração entre os franciscanos sem se esquecer da necessidade de arrecadar fundos que propiciem a realização do que é de fato a função desta entidade, a atuação política.
O Grupo Paradigma tem feito um programa forte de oposição, cobrando transparência e eficiência na gestão financeira do Centro Acadêmico, procurando garantir que seus recursos serão bem aplicados e convertidos em atividades políticas e sociais.
GRUPO PARADIGMA

 

Criar site