terça-feira, 13 de outubro de 2009

Carta-Programa 2010: Resumo

GRUPO PARADIGMA
Resumo da Carta-Programa 2010


APRESENTAÇÃO

            O Grupo Paradigma defende a renovação da política para encontrar novas soluções para os velhos problemas que comprometem há anos a política acadêmica e o próprio Centro Acadêmico XI de Agosto.

            Somos um grupo político que preza pela coerência e se posiciona sem desconsiderar o debate com os alunos, de forma pragmática, com respeito  às instituições acadêmicas e  valorizando a política e a participação,  a democrática e o desenvolvimento das instituições políticas do país.

            Nossa atuação não se encerra no discurso. Durante nossa existência realizamos diversas atividades que contribuíram para a formação do aluno, entre eles os de "Acesso à Justiça" e "Unicameralismo", e para sua diversão, como festas no Porão. Trouxemos informações sobre os acontecimentos do Movimento Estudantil, com o Diário da Greve publicado em nosso blog, acompanhamos atividades de outros grupos políticos de nossa Faculdade,  e ainda divulgamos nossas ideias e atuação por meio do "Azul". Ademais, não descuidamos tanto da fiscalização sobre a situação financeira do Centro Acadêmico quanto da atuação da gestão. Acompanhamos a constituição do Fundo do XI e participamos dos debates sobre os espaços da Faculdade. Criamos o Programa de Participação do Aluno e acompanhamos com cuidado sua  execução neste primeiro ano.

GESTÃO

Entendemos que uma gestão do Centro Acadêmico XI de Agosto deve ter um foco interno, no qual suas atividades se concentrem em seus associados e em aspectos de nossa Faculdade, sem, contudo, abandonar a atuação externa, de forma que suas  ações se propaguem fora dela e possam  dialogar com outras organizações e com a sociedade. Acreditamos que o Centro Acadêmico deve se comunicar, integrar e atuar junto à sociedade, de modo que não se torne uma organização isolada no Largo São Francisco, mas possa se projetar em diversos espaços.

É lugar comum que o XI de Agosto não tem sido mais capaz de, nos últimos anos, propor e influir no meio político nacional. É percebido, também, que o Movimento Estudantil  está desmoralizado, sem seriedade em suas posturas e muitas vezes dominado por interesses de partidos nacionais. Não só um meio de mudar este quadro, mas antes uma responsabilidade do XI, é a aproximação do Centro Acadêmico com outras entidades do Movimento Estudantil, não necessariamente se alinhando, mas sim participando da política acadêmica e defendendo os ideais dos franciscanos, gradualmente reinserindo o XI de Agosto na política nacional. Vislumbramos ainda, como forma efetiva de atuação política, a utilização dos meios judiciais cabíveis para a atuação política e a participação no processo legislativo através da Comissão de Legislação Participativa do Congresso Nacional, de modo a valorizar os mecanismos do Estado Democrático de Direito.

PROJETOS 2010

Destacamos abaixo nossas propostas para 2010. A íntegra de nossa Carta-Programa está disponível em nosso blog, http://ogrupoparadigma.blogspot.com.


INSTITUCIONAL:
l        Divisão clara entre Partido e Gestão;
l        Linha de Atuação Política;
l        Prestação de Contas Políticas semestral;
l        Apoio à Formação do Aluno;
l        Eleições no XI;
l        "Doação Participativa" à Biblioteca Circulante;
l        Videoteca XI de Agosto;
l        Jornal no Porão;
l        Amplo apoio à Casa do Estudante.

ADMINISTRATIVO:
l        Declaração de Utilidade Pública Federal;
l        Efetivação do projeto do Fundo do XI.
ATUAÇÃO POLÍTICO-JURÍDICA e "XI em Brasília"

COMUNICAÇÃO:
l        Reuniões e atas;
l        Site do XI reestruturado;
l        Mural Participativo do XI;
l        Departamento de Imprensa e Jornal independente.

EVENTOS:
l        Cursos Jurídicos, Interdisciplinares e Extracurriculares;
l        Congressos;
l        Copa no Porão;
l        Peruada construída ao longo do ano.

        Apresentamos nossa chapa estatutária, que concorrerá à Diretoria do XI para 2010:

PRESIDENTE
Carolina Morishita Mota Ferreira

DIRETORES GERAIS
Luiz Henrique Reggi Pecora e Igor Romitelli de Queiroz

TESOUREIROS
Pedro Igor Mantoan e Reginaldo Palhares Jr.

SECRETÁRIOS
Daniel Paulo Fontana Bragagnollo e Amadeu de Souza Ferreira

SUPLENTES
Helena Cristóvão Teixeira, Regina Mauá Nunes e Victória de Sá

GRUPO PARADIGMA

Nenhum comentário:

 

Criar site