quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto - CONGREGAÇÃO: DOAÇÕES E NOMES DAS SALAS

Será discutida na Congregação da Faculdade, hoje, a partir das 14h, a nomeação das salas Pinheiro Neto e Pedro Conde. Debate-se, desde que as iniciativas do antigo Diretor João Grandino Rodas se reverteram efetivamente nas reformas destas salas e de outros espaços, a possibilidade de investimentos privados em nossa Faculdade. Feita a ressalva da manutenção da autonomia da Faculdade em seu projeto pedagógico, entendemos como claramente positivo o apoio material de instituições privadas externas. Nesse sentido, é plausível a campanha da Associação dos Antigos Alunos, a fim de arrecadar recursos para a Faculdade.

Infelizmente, os termos em que tais reformas foram efetivadas na Faculdade não possuem o mesmo caráter, visto que o então Diretor conduziu as medidas sem qualquer respeito aos órgãos deliberativos da Faculdade, assim como sem qualquer comunicação com os alunos, ferindo a necessidade de aprovação do Conselho Técnico Administrativo da Faculdade para o recebimento de doações, conforme determinação do Artigo 41, Título III (das Unidades), do Regimento Geral da USP: “Ao CTA compete: VI - deliberar sobre a aceitação de legados e doações quando não clausulados, submetendo sua decisão, se favorável, ao Reitor, para as providências cabíveis”. O Diretor, contudo, recebeu tais doações por conta própria. No mesmo sentido, a nomeação das salas mencionadas foi feita sem qualquer critério claro e, também, sem nenhuma consulta a qualquer outro órgão da Faculdade.

Diante dessa situação, o Grupo Paradigma ressalta seu posicionamento já reiterado desde o ano passado, de que é contrário à nomeação das salas Pinheiro Neto e Pedro Conde, por desrespeitar importantes mecanismos de representação da Faculdade. A recepção de doações pode e deve ocorrer, desde que em conformidade com as disposições legais e regimentais da Universidade. Ressaltamos, ainda, que é possível a concomitância entre o agradecimento aos doadores e a devida homenagem a franciscanos reconhecidamente ilustres, sendo desnecessário que a nomeação de nossas salas dependa de algum pagamento à Faculdade. Ainda, o nome de uma sala dificilmente seria modificado quando o patrocínio cessasse.

Esperamos que a Congregação tenha lucidez ao deliberar sobre matéria que pode definir os caminhos futuros de nossa Academia. Entendemos como positiva a construção de um efetivo Plano Diretor para os projetos de modernização, de modo a evitar autoritarismos e amadorismos como os vistos no fim do ano passado e início deste, especialmente no tocante às nossas bibliotecas. Um plano efetivo e de longo prazo deve abarcar tudo o que foi planejado para nossa Faculdade e procurar dialogar com alunos, antigos alunos, professores e funcionários.

Por fim, rejeitamos as ações políticas desmedidas e sensacionalistas que buscam inflamar os ânimos sem refletir as possibilidades concretas com pragmatismo. Priorizamos os meios de diálogo entre os diferentes setores da comunidade franciscana e dessa forma, repudiamos que certas vias de “pressão”, marcadamente eleitoreiras, sejam utilizadas a fim de forçar determinado posicionamento, deixando-se os entendimentos em risco, como já visto em outros momentos na nossa Faculdade.

GRUPO PARADIGMA

Nenhum comentário:

 

Criar site