quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Carta de Despedida

Carta de Despedida à São Francisco


Desde sua criação, O Grupo Paradigma prezou profundamente pela seriedade e compromisso que marca sua existência ao longo destes três anos. Buscamos sempre contribuir positivamente para nossa Faculdade e Centro Acadêmico (independente do grupo que o gere). Prezamos e lutamos por um novo paradigma de política, que se paute pela inovação, com soluções diferenciadas para os velhos problemas, pela valorização da comunicação e transparência, pelo incentivo à participação democrática, pela coragem e ousadia de tomar posturas e assumir responsabilidades, pelo pragmatismo que possibilite ir além do discurso, agindo para uma mudança concreta. E continuamos sentindo a necessidade desta mudança do atual cenário desesperançoso da política acadêmica e nacional.
 
Muito embora tudo isso nos continue caro, é com grande pesar que o Grupo Paradigma vem comunicar sua dissolução à comunidade franciscana, e o fazemos com a consciência de que devemos prestar contas publicamente sobre esta difícil decisão e o que a motivou. Há alguns meses viemos passando dificuldades em nossa dinâmica interna de trabalho, principalmente como conseqüencia de uma série de escolhas e responsabilidades, alheias ao Grupo e sua atividade, que se colocaram a cada membro. Chegamos muito infelizmente ao ponto em que não mais poderíamos corresponder a nossas expectativas como Grupo atuante, e, longe de considerar diminuir a seriedade de nossa atividade, percebemos que o término do Grupo é o melhor caminho se quisermos continuar valorizando nossos princípios e ideais.
 
Não entendam, portanto, que acabam conosco a crença nestes valores e princípios. Muito pelo contrário, eles sobrevivem. Sobrevivem nas contribuições que já demos para uma mudança em nossa Faculdade – mudança este que sentimos de diversas formas: como a percepção de que nossa inovadora estrutura e organização interna disposta na forma de Estatuto influenciou outras agremiações; como assistir a outros grupos políticos prestarem contas de suas campanhas (por mais que de questionável qualidade); como constatar que vem ocorrendo anualmente o PPA independentemente de nossa cobrança (apesar dos vícios e atrasos) e que alunos e entidades nele propõem projetos de qualidade; como perceber que somos um grupo referência quando se pensa política séria e qualificada.

Porém, mais importante que nas conquistas, sobrevivem nossos ideais em nós mesmos, que os levaremos sempre conosco nos diferentes espaços e atividades que ocuparmos e desenvolvermos, e principalmente naqueles que neles acreditam e neles se inspiram. Ficamos consolados se tivermos espalhado esta semente, e se mais pessoas puderem acreditar que, sim, é possível e viável um novo paradigma de política. Gostaríamos também de expressar aqui nossa sincera gratidão àqueles que nos apoiaram por diversas maneiras em sua trajetória. Que nunca se abra mão de cobrar pela ética e valores democráticos, seja na política, seja em quaisquer outros espaços.

Arcadas, agosto de 2010.

GRUPO PARADIGMA

Nenhum comentário:

 

Criar site