terça-feira, 9 de março de 2010

Cartaz - Jornal do XI independente?

Nos últimos anos, o jornal do XI esteve sempre muito ligado à gestão, que organizava sua publicação, redigia o editorial e buscava patrocínios. Tentou-se, em 2008 e 2009, a criação de uma equipe de reportagem, a qual desmanchou-se ao longo do ano, muito em decorrência da falta de independência do jornal.

Foi promovida na última quinta-feira, 4, reunião aberta da gestão, na qual se apresentou o projeto da atual diretoria para o jornal “O Onze de Agosto”. Criou-se um Conselho Editorial, o qual contará com editores específicos para diferentes áreas e um coordenador da diretoria do C.A. Os editores contarão ainda com simbólica bolsa auxílio. Diz-se que a intenção é a de desenvolvimento de um jornal independente da gestão, constituindo a participação do coordenador do XI mero apoio, especialmente no que diz repeito à captação de patrocínios, conforme se afirmou na reunião aberta.

O Estatuto do XI, em seu art. 32 estabelece o Departamento de Imprensa, o qual gozaria de independência semelhante ao Departamento Jurídico e à Casa do Estudante, os quais, muito embora parte do Centro Acadêmico, atuam hoje de modo independente, com diretoria própria e sem ingerência da diretoria do C.A.

Implementado, o Departamento de Imprensa teria as seguintes responsabilidades: (a) organizar a redação e publicação de um jornal mensal do Centro Acadêmico; e (b) estimular e auxiliar a elaboração de publicações de associados. Este Departamento de Imprensa não existe atualmente, sua implementação depende de vontade política para tanto.

A constante modificação da estrutura do jornal a cada gestão desestimula o envolvimento de alunos independentes. O jornal do XI não deve ser instrumento da diretoria do XI para autopromoção ou panfletagem ideológica. Consideramos o jornal um espaço de vital importância para a expressão dos alunos e das entidades acadêmicas.

O Grupo Paradigma defende a implementação do Departamento de Imprensa independente da gestão por considerá-lo grande contribuição ao debate político acadêmico. Esperamos da atual diretoria o empenho na consolidação deste projeto, em respeito ao Estatuto da entidade e aos anseios dos estudantes.

Nenhum comentário:

 

Criar site