segunda-feira, 1 de março de 2010

Nossas Arcadas

Calouros, sejam bem vindos à Facvldade! Enquanto vocês descobrem as Arcadas e tentam desvendar seus próximos cinco anos, estas veteranas vislumbram em cada canto do Largo uma nova saudade típica de quem logo será antiga aluna.

Invejando todo o tempo que vocês ainda têm, percebemos o quanto quintoanistas e calouros são parecidos, muito embora as diferenças sejam sempre mais evidentes. Calouros observando sua nova casa, notando que as mesmas pessoas parecem ocupar os mesmos espaços, algumas no Pátio ou jogando sinuca no porão, outras sempre a caminho da biblioteca ou só vistos em festas e, antes do final do primeiro semestre, também preferindo sentar numa ou outra Arcada, num lugar que é seu. Quintoanistas, mais sumidos, apressados, olhando com uma familiaridade carinhosa para uma Arcada, que não consegue deixar de visitar, reconhece a calourice com um grupo de amigos menor que o de calouros, mas, sem dúvida, mais íntimo.

Ambos dominados por uma sensação de segurança e habitualidade que faz da Sanfran nossa casa. O prédio histórico que parecia tão gigantesco e imponente no começo do primeiro ano só volta a ser gigantesco e imponente no quinto. A grande descoberta do quinto ano não poderia ser mais dependente do primeiro ano. É fruto da grandeza e amplitude dos sentimentos que nos envolve durante a estadia no Largo de São Francisco. Tudo o que acontece em um único ano é incrivelmente extenuante, uma rotina ainda desconhecida dos calouros, mas que é alimentada pela energia da renovação que só eles podem trazer, mudando o perfil dos eventos, o ritmo das festas, renovando as ideias e as cores das Arcadas, a nova Academia toma forma.

A experiência a mantém velha. Velha Academia da forma menos pejorativa, afinal, daí vem a tradição de nossas Arcadas, que permite ao veterano o entusiasmo e a franciscanice. Também permite a escolha das possibilidades dentro da Facvldade e isso, calouros, não é ruim, com uma condição, aceitar os desafios e oportunidades que as Arcadas oferecem.

Cinco anos é pouco tempo, no entanto, suficiente se você tiver coragem. Nem todos os sonhos serão conquistados, afinal, a Facvldade que parece tão estática, sempre com os mesmos rostos nos mesmos lugares, muda com uma velocidade impressionante e a única forma de ser parte da velha academia sem deixar de ser parte da nova é não ter medo.

Transformar a Facvldade é um processo lento e pouco confortável, mas cada calouro deveria saber o que todo quintoanista sente no coração: as oportunidades são ilimitadas apenas num espaço de tempo determinado; por isso, calouro, seja cuidadoso, mas não deixe o medo te impedir de crescer nestas Arcadas.

Carolina Morishita Ferreira e Alessandra Urrutia – Turma 179

GRUPO PARADIGMA

* Texto publicado na edição zero do Jornal "O Onze de Agosto"

Nenhum comentário:

 

Criar site