segunda-feira, 15 de junho de 2009

Diário da Greve na Cidade Universitária - Segunda-Feira, 15 de junho

Segunda-feira, 15 de junho.
Horário de chegada: 14:55
Edifícios visitados: Reitoria, História, Sociais, Letras, Geografia, FAU, ECA, FEA.
Observações feitas ao longo do dia:
> Ao longo da tarde, não havia policiais militares no Campus, com exceção de uma viatura em frente a uma das entradas da Reitoria.
> Havia pouquíssima mobilização visível de estudantes para a greve.
> Pauta da Greve e a Polícia Militar:
Da visita, pôde-se confirmar a percepção geral de que a Greve dos Estudantes não compreende uma pauta clara. Isto se refletiu no baixo interesse dos estudantes nela até a presença da Polícia Militar no Campus e seu confronto com os estudantes. Houve relatos de que a Polícia Militar esteve presente na Cidade Universitária e se movimentando dentro dela, o que evidenciaria que não estaria ali apenas cumprindo ordem judicial de reintegração de posse, e que ultrapassou os limites de tal ordem durante o confronto, chegando a ferir estudantes que não estavam envolvidos.
> UNIVESP:
Dentre às 15h e 17h foi realizado na unidade de Ciências Sociais um grupo de estudos sobre a UNIVESP, organizado por alunos que acreditam não haver discussão suficiente sobre o tema de maneira que fosse possível desenvolver uma proposta concreta a se reivindicar em greve. Buscaram, com isso, trazer professores ligados à ao projeto da UNIVESP para que o explicassem bem como a sua implantação, apresentando a real situação da proposta.
Durante o evento, explanou-se o seguinte:
Trata-se, em origem, de uma atualização de professores de Ensino Médio.
Existe a proposta, ideia de um grupo de professores, de um projeto piloto no qual se acompanhariam as experiências na implantação da UNIVESP, estudando seus limites e possibilidades.
É um projeto de Educação à Distância, que em nada significa a substituição da sala de aula, mas da estruturação de um outro formato pedagógico.
> Calendário de Greve da FAU:
15.06: 18h Assembleia Geral na Reitoria
16.06: 9h Debates sobre PM no Campus; 12h Concentração para Ato na Paulista.
17.06: 9h Debate UNIVESP; 14h Assembleia FAU
> Assembleia Geral do DCE:
Marcada para as 18h, houve confusão quanto ao lugar previamente deliberado para que ocorresse, e popôs-se fazer informes em outras faculdades para que mais pessoas comparecessem, fazendo com que a Assembleia se iniciasse por volta das 20h. A mesa eleita foi do DCE.
Informes passados:
Realização de ato na Geografia organizado pela ADUSP e SINTUSP juntos, às 10h do dia 16 de junho.
Realização de debate chamado pelo SINTUSP no prédio da História, às 14h do dia 17 de junho.
Realização de evento na quinta-feira que sairá do MASP e irá até a SANFRAN, sem especificação de horário.
Informe sobre a greve nas unidades.
Ato-show, na próxima sexta, com a presença de Tom Zé, em apoio à greve e repúdio à ação da PM.
Com o fortalecimento da luta muitos falaram em prol de ampliar as pautas e ampliar o embate, até mesmo, na sua nacionalização.
Discutiu-se superficialmente a estrutura da universidade.
Infelizmente, não foi possível presenciar a Assembleia até o começo das deliberações. Não houve intervenções enquanto esteve-se presente.
Três viaturas da PM vigiavam a reunião em rotatória próxima ao final da rua da Reitoria. Percebeu-se ao longo da reunião uma grande deficiência a respeito de questionamentos ou informações a respeito da estrutura de poder da USP e de conhecimentos mínimos a respeito de seu estatuto. Há também muita desinformação a respeito da UNIVESP.

Nenhum comentário:

 

Criar site