sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dossiê UNIVESP

Dossiê UNIVESP
Buscando trazer informações, de maneira sucinta e qualificada, acerca do projeto UNIVESP (o que é, quais são suas origens e objetivos, como será implementado, bem como críticas a seu respeito), o Grupo Paradigma desenvolveu, através de pesquisas (buscando principalmente acesso a dados e informações oficiais), o seguinte texto. Procuramos o projeto oficial da UNIVESP, mas não foi obtido acesso a ele.
Desde a universalização do ensino básico e médio, o sistema educacional brasileiro lida com uma demanda cada vez maior em termos de vagas e qualidade do serviço prestado, um quadro cuja complexidade finca raízes na escassez de recursos destinados à educação e que é agravado pelo quesito formação profissional dos docentes. Revela o Censo de 2005 que, no Estado de São Paulo, de um total de 66.453 professores do ensino infantil, 36% deles, ou 24.175, não possuíam ensino superior. Já na rede fundamental, 27,2% (34,4 mil) estavam na mesma situação, em um universo de 126.650 docentes. Há, pois, uma flagrante carência de professores de ciências e de Língua Portuguesa, carência esta relacionada com a própria insuficiência de vagas para a formação de tais profissionais e com o limitado alcance físico das instituições de ensino superior.

Tendo em vista este cenário, a Secretaria de Ensino Superior estadual concebeu o Programa de Expansão de Vagas no Ensino Superior, batizado de UNIVESP, ou Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Trata-se de um “consórcio acadêmico-tecnológico” que tem como objetivo articular as já instituídas bases das estaduais paulistas com os novos meios de informação e comunicação, utilizando-se de mídias como a televisão e a internet para tentar expandir o ensino superior e promover a formação dos professores sem diploma. A iniciativa pauta-se no sucesso das universidades virtuais européias e norte-americanas, como a Open University, a Universidade de Phoenix e a de Hagen, na Alemanha. Busca, também, consonância com o Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei federal nº 10.172, de 2001, e reiterado defensor da importância do ensino à distância diante da realidade brasileira. Estabelece o plano que “É preciso ampliar o conceito de educação a distância para poder incorporar todas as possibilidades que as tecnologias de comunicação possam propiciar a todos os níveis e modalidades de educação”, que “A televisão, o vídeo, o rádio e o computador constituem importantes instrumentos pedagógicos auxiliares” e, finalmente, que “os programas educativos podem desempenhar um papel inestimável no desenvolvimento cultural da população em geral”.

O Programa prevê a criação, em conjunto com a Fundação Padre Anchieta, da UNIVESP TV, canal aberto 24 horas que, nos moldes da TV Escola, alcançará tanto os alunos como aqueles que não estiverem formalmente matriculados na instituição. Serão utilizados os chamados "ambientes virtuais de aprendizagem", que tentam emular o espaço pedagógico da sala de aula e são um meio para a disponibilização de materiais educacionais. Haverá também fóruns virtuais, chats entre os alunos, aulas práticas realizadas em pólos ou unidades móveis e teleconferências com os docentes, totalizando uma carga horária que será idêntica à do curso presencial. As avaliações e as aulas de laboratório serão presenciais, sendo realizadas em pólos de apoio instalados nas universidades estaduais participantes, onde ocorrerá também parte do acompanhamento de estudos dos discentes. Ressalta-se que não haverá diferença entre o diploma de um curso presencial e o de um a distância.

A implementação ocorrerá em três diferentes módulos, tendo o primeiro como foco a formação de professores já em exercício nas redes pública e privada de São Paulo. Nele somente serão oferecidos os cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Ciências. O segundo módulo amplia tal oferta, abrangendo Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa, enquanto que o terceiro criará cursos de capacitação, extensão e especialização para os docentes que já possuírem um diploma de ensino superior. O governo pretende expandir a UNIVESP para o sistema de gestão de ensino, oferecendo, futuramente, cursos de mestrado e doutorado.

A UNIVESP tem sido alvo de fortes críticas por parte, principalmente, dos alunos e dos professores vinculados às universidades que prestarão a base institucional ao Programa. Defendem aqueles que os cursos à distância serão deficientes, trarão uma queda na qualidade de ensino superior por elas oferecido e privarão os alunos matriculados do convívio e da experiência que apenas um curso presencial é capaz de trazer. Os docentes possuem preocupações similares, exigindo “discussão ampla e democrática” a respeito dos seguintes pontos:


1) A indistinção entre ensino à distância e mera utilização de técnicas de informação e comunicação nas atividades didáticas;
2) a confusão entre conhecimento e acúmulo de informações;
3) a imisção entre formação e treinamento;
4) a ausência de acervo bem fundamentado sobre metodologias e técnicas de ensino à distância para efetiva formação crítica e autônoma, se é que isto é possível;
5) a adoção do ensino à distância – como política pública – de modo tão indiscriminado; e
6) a dicotomia entre ensino e pesquisa, em especial na educação superior. (ADUNESP, 2008).


Em nota oficial, a ADUSP – Associação dos Docentes da USP – expressou preocupação em relação a uma possível sobrecarga dos professores vinculados à UNIVESP, já que esta não prevê, inicialmente, novas contratações, e “opera com a idéia de ociosidade na jornada de trabalho docente” (ADUSP, 2008). A ADUNESP vai mais longe, ao criticar o Ante-Projeto de criação da Universidade Virtual por não tornar explícito o argumento “do ‘custo-benefício’ ou, dito de outra forma, do barateamento dos custos” relativos à formação de seus alunos, que, de acordo com a Associação, permeia todo o texto.
Bibliografia:
http://www.adusp/. org.br/noticias/ Informativo/ 272/inf27205. html (Informativo ADUSP - Associação dos Docentes da USP)
www.adunesp.org.br/colegiados/ 2008/Univesp.pdf ("A proposta da UNIVESP: Uma leitura Crítica") - ADUNESP - Associação dos Docentes da UNESP
http://www.unesp/. br/int_noticia_ 2imgs.php? artigo=2837 (matéria no Portal Unesp)
http://www.ensinosu/ perior.sp. gov.br/portal. php/univesp (Texto oficial da Secretaria de Ensino Superior de SP)
http://www.ensinosu/ perior.sp. gov.br/sis/ lenoticia. php?id=571 "UNIVESP: modelo amplia o acesso ao Ensino Superior" (texto de Fernanda Galgaro, da Folha de São Paulo, publicado em 03/10/2008) "
GRUPO PARADIGMA

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