domingo, 30 de março de 2008

Texto - BOAS VINDAS SINCERAS

O que não saiu no jornal... *

Boas vindas sinceras.

As Arcadas lhe dão boas vindas. Tão nobres e tão imponentes... já imaginou o que elas
testemunharam?Tantos sonhos, desilusões, amores e conflitos. Falando assim, parecem até uma verdadeira divindade independente dos meros alunos.

Maior engano não há. Essa faculdade, por mais gloriosa que seja, precisa desesperadamente de
você.

Para quê, oras?Para que continue gloriosa. Para que seja atualizada pelo sopro do novo, das
esperanças e sonhos de cada aluno. Para que continue grande, pois o que sempre lhe conferiu brilho foram seus filhos. È a imaginação deles, suas inquietações, sua energia que sempre fizeram deste lugar especial. E você calouro tem um papel muito importante nisso, sendo um dos grandes agentes da mudança. É você que acaba sempre sacudindo os veteranos para que ocorra alguma coisa, para que algo seja diferente. Não porque eles entendam menos das coisas do que você, eles sabem certamente mais sobre como as coisas funcionam e são. Até os mais cretinos deles, por mais estranho que pareça. Mas é esse não saber, essa vontade de conhecer, de viver que empresta um poder sem igual à você.Por um ano, você poderá perguntar, se entrosar, participar livremente. “Sou calouro” resolverá a maioria das burradas que porventura você irá
certamente fazer. Abuse disso, pois infelizmente só dura um ano.

Tudo terá um gosto único. Cada festa é novidade. Jurídicos... melhor certamente não há do que o
primeiro.Peruada... impossível exprimir em palavras só o que ela causa nas pessoas antes de acontecer.
Você estará no palco do universo franciscano. Muitos irão olhar, se interessar por você. A questão é, aproveite enquanto pode e flerte com todos. Mas sempre atento às suas escolhas, pois elas certamente serão lembradas. Aliás, tão divertidos quanto seus acertos serão seus erros; pois este local sempre ensina a quem achava saber de tudo, que não sabia é de nada. Disso tudo, pense sempre; mas se jogue de braços abertos no mar das incertezas.

Se delicie com cada pontinho da São Francisco. Tente entender que aqui as apostas sempre serão
altas. Essa faculdade pode sim lhe tornar pior, como faz com muitos. Logo você verá veteranos tão cinzas quanto as paredes da nossa casa. Mas se conseguir ver além do trivial, será abençoado. Este lugar é um notável espelho de nosso país. A política, as relações pessoais, a burocracia. Aqui poderá entrar em contato com o melhor e o pior, caso deseje. Se souber aproveitar as coisas, se equilibrar nesse caos e se divertir com ele, certamente sairá uma pessoa melhor do que entrou.O arquétipo do professor picareta, que você logo conhecerá, pode lhe explicar muito sobre Judiciário brasileiro, para dar apenas um simples exemplo.

Quanto ao Direito em si, é parte da magia. Gostando ou não, de agora em diante você terá uma
relação distinta com ele. Desejo que você o ame como eu amo, mas sei que muitos não irão. A estes peço que ao menos o tratem com carinho, pois ele já é parte da sua vida e pode ser um grande diferencial. Agindo com respeito a si mesmo, pode ter certeza que tudo dará certo; ter dúvidas é também parte da nossa beleza tão humana.

Como palavras finais, o lembrete: seja fiel aos sonhos que você ainda vai ter. As coisas mais belas
são feitas assim, e por saborosos delírios você certamente irá passar. É essa fidelidade que faz coisas como um grupo de amigos formar um grupo político tão tarde quanto o quarto ano. Mas isso já é outra história...

Fabio Gomes dos Santos 178 DI – Grupo Paradigma


* Texto impossibilitado de sair na primeira edição do jornal “O Onze de Agosto”, devido à limitação de apenas uma página para textos de alunos estabelecida pela atual gestão do Centro Acadêmico. Após pressão política, o partido gestor acabou por alterar a composição do jornal, permitindo maior espaço para textos dos alunos.

Nenhum comentário:

 

Criar site