terça-feira, 27 de maio de 2008

V Congresso da USP/Jornada de Lutas - Grupo de Discussão: Ensino, Pesquisa e Extensão

Grupo de Discussão – Ensino, Pesquisa e Extensão – 27 de maio de 2008 às 18h40.

O Grupo de Discussão com o objetivo de discutir o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão ocorreu na frente da Reitoria. Vários aspectos foram levantados pelos presentes de maneira a garantir o respeito ao tripé universitário de modo que se caminhe para assegurar o caráter público da Universidade.

Questionou-se a ausência de intercâmbio do conhecimento entre a Universidade e a Sociedade, sendo preciso pensar em formas de aprofundar essa relação. Apresentou-se o fato de que há hoje nas Universidades um ensino para o domínio da técnica e não para a sua manipulação. Foi proposto que todo o conhecimento produzido com os recursos humanos, técnicos e científicos da Universidade fossem de domínio e de propriedade pública. Foi defendido que se deve considerar ensino a construção de conhecimento, de modo que as aulas devem estimular e não reproduzir conhecimento.

Foi proposto, para a reafirmação do tripé, que os critérios de avaliação dos docentes não sejam calcados apenas na quantidade de pesquisa produzida, mas da qualidade da aula e na presença do mesmo em atividades de extensão, contribuindo com a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Foi fortemente atacada a implementação na USP do ensino a distância como alternativa para formar professores para o Ensino Básico. Ressaltou-se que essa saída para aumentar o número de professores nas redes básicas de ensino respondem à falta de quantidade de docentes sem se questionar o porquê há essa escassez.

Quanto a Extensão, a discussão concentrou-se principalmente na definição do seu conceito. Segundo alguns, o conceito de extensão colocado no Estatuto da USP é tão amplo, que tudo o que não se enquadra nos eixos de Ensino e Pesquisa é considerado Extensão, o que possibilita que MBAs pagos caibam nesse conceito. Dessa maneira, procurou-se ao longo do debate caracterizar Extensão como algo que dialogue com a função social da Universidade. Ressaltou-se o conceito de Paulo Freire para a extensão que pode ser caracterizada como algo que se comunica com a sociedade, contrapondo a visão clássica de que Extensão é a atividade que parte da Universidade para a sociedade. A Extensão só se perfaz com a relação de igualdade entre Universidade e Sociedade.

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