quarta-feira, 28 de maio de 2008

V Congresso da USP/Jornada de Lutas - Plenária dos Estudantes

Plenária dos Estudantes às 18h

A plenária tinha por objetivo decidir sobre três temas: a continuação do piquete em frente à reitoria da USP; a organização dos atos contra os cursos pagos; e a preparação para a mobilização conjunta de funcionários, professores e estudantes na manhã de quinta-feira, 29 de maio de 2008, em frente à reitoria da UNESP no centro de São Paulo.

Houve uma convocação do Conselho Universitário Extraordinária para o fim do dia de hoje, possibilidade permitida pelo Estatuto da USP, já que as reuniões extraordinárias poder ser convocadas pelo reitor de acordo com suas necessidades. Foi proposto que ocorresse um ato em frente ao local do encontro, o IPEN, Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear, órgão da Marinha dentro da Universidade, e, portanto, fortemente protegido por militares. A proposta foi rechaçada pela plenária, uma vez que o prédio onde ocorria a reunião ficava a mais ou menos um quilometro do portão de entrada. Desse modo, preferiu-se ficar em piquete em frente à Reitoria e realizar a plenária.

A Plenária foi pautada pela constante comunicação com os Rds presentes na Reunião do CO. Definiu-se que o objetivo do piquete era fazer pressão frente à Reitoria para pressioná-la a marcar nova data para o Congresso, no qual os funcionários deverão estar liberados. O piquete serviu para mostrar apoio dos estudantes aos funcionários e incomodar a reitoria. Até o meio da plenária estava resolvido que os estudantes manteriam o piquete em frente à Reitoria até às 9h da quinta-feira, quando os estudantes se juntariam ao ato do Fórum das Seis na Reitoria da UNESP. Foi informado que no CO foi votado que seria utilizada força policial para retirar os Estudantes em piquete, bem como a instauração de sindicância para os alunos organizadores do ato.

Contudo, no final da Plenária surgiu proposta de acordo por parte do CO no qual os estudantes interrompiam o piquete e seriam suspensos, tanto o uso da força policial, como a perseguição dos responsáveis, decidindo-se pela criação de uma Comissão Paritária dos três setores junto a uma Comissão da Reitoria para organização de um novo Congresso.

Muito embora o CO tenha aprovado a Criação de uma Comissão para a organização de um novo Congresso, manteve a posição de uso da força policial e de abertura de sindicância contra os organizadores do piquete. Assim, a plenária decidiu manter o piquete até às nove horas da manhã do dia seguinte. Cancelou-se o ato contra os cursos pagos, já que não havia curso pago ocorrendo na noite de hoje na Universidade. Marcou-se nova plenária dos Estudantes para sexta-feira às 9h e ratificou-se a plenária com os três setores na tarde do mesmo dia.

Nenhum comentário:

 

Criar site